Verdade que o Oscar 2018 ainda está um pouco longe. Mas isso não impede os cinéfilos de começarem as especulações sobre quais longas podem levar a estatueta para casa.

Alguns títulos, inclusive, já chamaram a atenção da imprensa e de críticos nos festivais de Toronto e de Veneza como possíveis candidatos aos prêmios da Academia. É o caso de Suburbicon, de George Clooney, Pequena Grande Vida, de Alexander Payne, e A Forma da Água, de Guillermo del Toro.

Para quem está de olho na produção nacional, vale anotar: O brasileiro Bingo – O Rei das Manhãs, de Daniel Rezende, foi escolhido para representar o Brasil na disputa de uma nomeação ao Oscar de filme estrangeiro. Dedos cruzados.

A lista final dos filmes concorrentes será divulgada em 23 de janeiro e os vencedores devem ser revelados em 4 de março, em Los Angeles.

Confira a nossa seleção de filmes para ficar de olho.

Detroit em Rebelião

Estreou em 12/10. Direção: Kathryn Bigelow. Com: John Boyega, Will Poulter, Algee Smith.

Baseado em fatos reais, o longa se passa em 1967, na cidade de Detroit, que vive dias de protestos e violência. Um ataque policial resulta em um dos maiores tumultos na história dos Estados Unidos, levando à federalização da Guarda Nacional de Michigan e ao envolvimento de duas divisões aéreas do Exército americano. O longa coloca na tela episódios de confrontos por direitos civis dos negros. Kathryn Bigelow assina a direção e ela já levou, em 2010, a estatueta de melhor filme por seu Guerra ao Terror.

A Forma da Água

Estreia em 11 de janeiro. Direção: Guillermo del Torro. Com: Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins.

Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, o longa do diretor mexicano Guillermo del Torro mostra o relacionamento entre uma faxineira muda e um monstro aquático. Com elementos sobrenaturais característicos da obra de del Torro, a história tem como pano de fundo os anos 1960 dos Estados Unidos, os quais marcados por conflitos políticos, bélicos e grandes transformações sociais.

Guerra dos Sexos

Estreia em 19 de outubro. Direção: Jonathan Dayton, Valerie Faris. Com: Emma Stone, Steve Carell, Andrea Riseborough.

Ganhadora do Oscar de melhor atriz em 2017, Emma Stone interpreta a tenista norte-americana Billie Jean King. Ela é considerada uma das melhores tenistas de todos os tempos, com 129 títulos. Mas tornou-se ainda mais famosa, em 1973, quando venceu Bobby Rings em uma partida conhecida como a Batalha dos Sexos. O filme é um projeto de Jonathan Dayton e Valerie Faris, os mesmos responsáveis por Pequena Miss Sunshine.

Mãe!

Estreou em 21 de setembro. Direção: Darren Aronofsky. Com: Jennifer Lawrence, Javier Bardem, Ed Harris.

O filme que estreou, em setembro, continua com fôlego para tentar a disputa do Oscar. O longa retrata a vida de um casal, interpretado por Jennifer Lawrence e Javier Bardem. A vida deles é afetada após a chegada de uma série de visitantes que se comportam de forma suspeita. O suspense é dirigido pelo norte-americano Darren Aronofsky, de O Cisne Negro.

Me chame pelo seu nome

Estreia em 18 de janeiro. Direção: Luca Guadagnino. Com: Armie Hammer, Timothée Chalamet, Michael Stuhlbarg.

Dirigido pelo italiano Luca Guadagnino, o longa é a grande aposta da Sony para uma vaga ao Oscar. Desde que estreou em Sundance, no começo do ano, vem dando o que falar. A trama traz uma história de amor gay passada nos anos 1980, na Itália. O ator Armie Hammer vive um pesquisador americano que se envolve com um adolescente.

Pequena Grande Vida

Estreia em 18 de janeiro. Direção: Alexander Payne. Com: Matt Damon, Kristen Wiig, Laura Dern.

Com direção de Alexander Payne, o mesmo diretor de Nebraska e Os Descendentes. A comédia social tem Matt Damon no papel de um fisioterapeuta que se submete a uma diminuição de tamanho na tentativa de ajudar a preservar o planeta.

Suburbicon: Bem-vindos ao Paraíso

Estreia em 21 de dezembro. Direção: George Clooney. Com: Matt Damon, Julianne Moore, Oscar Isaac.

Em dose dupla, o ator Matt Damon também protagoniza a história dirigida por George Clooney. Tudo vai bem num subúrbio americano residido por famílias brancas dos anos 1950, até a chegada de uma família negra ao local. Quando uma invasão a domicilio se torna mortal, uma família aparentemente perfeita tem que lidar com chantagem, vingança e traição.

Três Anúncios para um Crime

Estreia em 25 de janeiro. Direção: Martin McDonagh. Com: Frances McDormand, Woody Harrelson, Sam Rockwell.

Vencedor do Prêmio Groschl, dado pelo público durante o festival de Toronto, o filme do britânico Martin McDonagh é um drama agrário estrelado por Frances McDormand. Ela vive uma mãe que briga com as autoridades de sua cidade após falharem na investigação do assassinato de sua filha.

Não perca nenhum desses filmes!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário
Insira seu nome