5 curiosidades sobre a Islândia

88

Conhecida como a terra do fogo e do gelo, a Islândia é muito mais do que isso. O país, que é a segunda maior ilha da Europa é repleto de vulcões e paisagens surreais.

Por isso, listamos algumas curiosidades sobre esse lugar incrível, que você precisa ir conhecer já!

1. Vulcões e Águas Termais

A Islândia é um país com mais vulcões do que jogadores de futebol, como descreveu o inglês Lineker em 2016, durante uma derrota da Inglaterra diante da seleção islandesa na Eurocopa.

O mais famoso deles, o Eyjafjallajökull, quando entrou em erupção em 2010, fechou todo o espaço aéreo europeu, cancelando mais de 100 mil voos.

As fontes de águas termais também são bem comuns no país e se espalham por toda a ilha, por isso é bem fácil encontrar spas, lagoas e piscinais naturais com água aquecida.

2. Escritores

A Islândia é um país de artistas e escritores. O país possui uma taxa altíssima de alfabetização, onde as crianças são incentivadas logo cedo a ler e escrever.

Além disso, 10% da população já escreveu ou pretende escrever um livro. Não existe nenhum outro país a título de comparação neste quesito!

3. Aurora Boreal

A Aurora Boreal é um fenômeno natural que também pode ser vista no norte da Noruega e no Canadá, mas ela ocorre o ano todo na Islândia.

É vista mais facilmente no inverno, entre novembro e janeiro e é responsável por um espetáculo de luzes coloridas no céu, de forma surpreendente e única. É imperdível!

4. Segurança e Tecnologia

A Islândia é o país mais seguro do mundo. O país não possui exército e o índice de criminalidade é praticamente inexistente. A cadeia fica sempre vazia e a polícia, que não anda armada nas ruas, faz muito sucesso nas redes sociais.

A tecnologia está sempre presente na ilha do gelo. Mesmo sendo considerado um país distante, a ilha está sempre conectada. Cerca de 97% do país tem cobertura wifi rápida e acessível a toda a população.

5. Pessoas

A Islândia, país com o parlamento mais velho do mundo (1.806 anos), é um país de população familiar, todo mundo se conhece e o mais curioso é que ninguém tem sobrenome. Eles utilizam o nome do pai e adicionam “son” para os homens e “dóttir” para as mulheres.

Ao contrário do que muita gente pensa, a Islândia é considerada um dos países mais felizes do mundo. A igualdade social é impressionante e o país foi o primeiro a eleger uma chefe de estado mulher em toda a Europa. Demais, né?!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário
Insira seu nome